Notícias

08/09/2017 10:17 www.mtesporte.com.br

Jogos em Alta Floresta pode ter sido o último evento esportivo do ano

A fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude realizado em Alta Floresta no período de 28/8 a 3/9 pode ter sido o ultimo evento esportivo que o Governo do Estado de Mato Grosso promoveu aos estudantes das redes estaduais e particulares de ensino .

Informações dão conta, de que a preocupação do secretário adjunto de esportes e lazer do estado Leonardo de Oliveira, quando esteve em Alta Floresta participando da abertura dos jogos, esta prestes a se concretizar: a não realização dos Jogos Regionais e Estadual de Seleções.

Vários municípios polos, de várias regiões do estado, estão com o convênio dos jogos na “boca do forno” para serem assinado, mas isso esta perto de não acontecer mais. O cancelamento dos Jogos Estudantis de Seleções deve ocorrer já no inicio da próxima semana.

Secretário Adjunto de Esportes e Lazer Leonardo de Oliveira na abertura dos Jogos Escolares da Juventude em Alta Floresta

Jogos Estudantis de Seleções

O evento veio em substituição aos Jorem´s (Jogos Regionais Estudantis Matogrossense) e ao JEM´s (Jogos Estaduais Estudantis Matogrossense) para atender os atletas de 15 á 17 anos integrantes dos selecionados estudantis de vários municipios do estado de Mato Grosso.

Na maior região esportiva do estado, a região norte, que compreende 17 municípios, o Condesp (Conselho de Dirigentes Esportivos) ficou como responsável pelos modos operantes do evento, e já realizou a primeira seletiva, recentemente, no município de Marcelândia, sede dos Jogos do Vale do Teles Pires, onde foi definido as equipes de voleibol, basquetebol, handebol e basquetebol para a fase regional em Colider no mês  outubro. A segunda etapa classificatória esta prevista para o município de Paranaita para o período de 20 á 23 de setembro com a realização dos Jogos do Alto Tapajós.

Possível cancelamento pode causar demissão de vários técnicos em todo estado de Mato Groso

Tradição

Em 2017, os Jogos Estaduais de Seleções Municipais, um dos eventos esportivos mais tradicionais de Mato Grosso, estaria completando 40 anos de existência.

Em 2016, com a mudança dos “moldes operantes” na sua realização, o evento não atendeu a expectativa. Já em 2015, foram realizadas 10 etapas regionais dos Jogos de Seleções Municipais Estudantis, envolvendo 95% dos 141 municípios de Mato Grosso e reunindo mais de 10 mil estudantes.  Diferente dos jogos escolares, quando escolas competem entre si, o estudantil é a reunião das seleções dos melhores atletas de cada município. Seleções essas bancadas pelos municípios, que contratam os professores para os treinamentos dessas seleções. 

A primeira edição do estudantil foi realizada no ano de 1973, na cidade de Cuiabá, quando Mato Grosso ainda não era dividido. Nesta época, a competição contou a com a participação de atletas vindos das cidades do atual Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Corumbá. 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo